Domínios de Sites: O Lote do Futuro

Domínio é o “lote” do futuro. Provavelmente você tem um tio ou parente que comprou um lote/terreno a preço de banana décadas atrás e hoje vale centenas de milhares de reais. Os lotes em boas regiões estão escassos ou ocupados e consequentemente com valores elevados. Acredito que os domínios de sites seguirão o mesmo comportamento, em alguns anos será quase impossível registrar um domínio para um produto, pessoa ou loja. Registrar domínios e revendê-los pode gerar bons rendimentos no futuro.

Este é um artigo curto na qual apresento um processo desconhecido por muitos que é o leilão de domínios do órgão registro.br. Mensalmente milhares de domínios são descontinuados e entram em processo de liberação, bons domínios são vendidos a preço de custo. Uma boa oportunidade para você conseguir um bom endereço para suas aplicações ou faturar uma grana com a revenda dos mesmos. Você encontra mais detalhes sobre o processo nesta página.

Se você reparar, o domínio desse site é brito.com.br, um sobrenome comum, curto e possivelmente valioso no mercado de domínios. Esse domínio foi adquirido no processo de liberação que acontece no site registro.br, órgão oficial de registro de domínios aqui no Brasil, e foi adquirido por um valor muito baixo.

Existem duas listas principais, o processo de liberação e o processo competitivo. O processo de liberação é mais simples, ele fica aberto por duas semanas e caso tenha uma única pessoa interessada por aquele domínio, essa pessoa paga apenas o preço de custo para registrar o domínio. Caso mais de uma pessoa registre interesse em um domínio específico, esse domínio permanece congelado até o próximo processo de liberação.

Por exemplo, no mês que escrevo este arquivo, o domínio beatriz.com.br está em processo de liberação, porém a imagem mostra pelo menos 4 tickets de pessoas interessadas pelo domínio. Ou seja, o processo não será finalizado e provavelmente repetirá no próximo mês.

beatriz.com.br

Caso o impasse aconteça múltiplas vezes, o domínio entra em processo competitivo, ou seja, entra em leilão. O leilão ocorre em tempo real, e os interessados podem dar lances em escala de 50, 100 e 1000 reais até o período final definido, podendo expandir o limite de tempo caso aconteça uma disputa muito acirrada. Não vou detalhar as regras, tudo explicado no link mencionado no início do artigo.

Domínios como o beatriz.com.br acabam entrando em processo competitivo, por serem muito visados, mas entrar em leilão não acarreta em valores elevados. Já vi domínios sendo vendidos por valores mínimos e domínios sendo vendidos por mais de 200 mil reais, que foi o caso do btg.com.br, leiloado em julho do ano passado.

Se você entrar na lista de liberação, vai reparar que a grande parte dos domínios são de baixíssima qualidade, domínios com erros ortográficos misturando letras e números. Para filtrar os domínios de boa qualidade, eu criei um simples script em python que procura por palavras chaves, nomes e filtra o número de vogais e tamanho dos domínios. Desta forma eu posso realizar uma busca limpa e direta na lista, como apresentado abaixo. No exemplo eu filtro apenas nomes de até 10 caracteres (./main.py --max-size 10 --filter lists/names.txt --file dominios.txt)

Busca de domínios

A minha conta de padaria a respeito da revenda de domínios, funciona da seguinte forma. Se eu conseguir comprar um bom domínio a preço de custo, e renová-lo por 40 reais ao ano. Em 10 anos eu terei um custo de 400 reais. Ou seja, se em 10 anos eu receber uma oferta acima desse valor, já cobre o custo. Para te dar um bom exemplo, o domínio brito.com.br que utilizo nesse site já recebeu uma proposta de compra de 2500 reais, ou seja mais de 40 vezes o custo de aquisição. Mesmo nesse patamar, eu creio que ele pode alcançar valores ainda maiores, lembre-se: Domínio é o “lote” do futuro.

comments powered by Disqus