Experimento com o programa de afiliados da Amazon
Resolvi testar o programa de afiliados da Amazon, a ideia era substituir o sistema de publicidade do AdSense e comparar os rendimentos no final de um 1 mês em um dos meus sites/aplicativos.
Para isso, criei um crawler que armazena as promoções do dia na Amazon e cria banners automaticamente com a promoção e o link de afiliados da Amazon. Abaixo é apresentado um exemplo de banner programático.
Ao total, durante um mês foram registrados 698 cliques e um pouco mais de 70mil impressões de banner, resultado em um CTR de 1%. Aceitável dentro da prática. Porém, no total foram realizadas zero vendas, o que me frustrou um pouco. A Amazon remunera o afiliado apenas se realizar uma venda e não remunera por cliques de abertura.
O mesmo cenário dentro do AdSense, consideram um CPC de U$$ 0.05 centavos e um CPM de U$$ 1.00, teríamos aproximadamente 100 dólares em publicidade. Isso sem a necessidade de conerter uma venda.
Por que não funcionou? Acredito que seja a natureza do aplicativo testado, era um aplicativo de utilidade pública (horários de ônibus) e o ambiente de uso não é dos mais favoráveis para converter uma venda, além do público alvo. Acredito que deva ser uma boa oportunidade para sites / aplicativos que consigam fazer recomendações explícitas de compras e não somente um simples banner no meio do conteúdo.